A Secretaria Municipal de Educação e a Associação dos Engenheiros de Capão Bonito (AECB) lançaram oficialmente o projeto “Engenharia nas Escolas – Pequenos Engenheiros de Capão Bonito”, nesta terça-feira, dia 20, no Centro Educacional, Cultural e Esportivo “Paulo Freire”.
A cerimônia de lançamento contou com a presença do presidente da AECB, Emilio Kenji Okamura, do presidente da Câmara, Adinan Martins, do secretário municipal de Educação, Wagner Santos, do diretor da Fatec de Capão Bonito, Ezer Dias de Oliveira, do presidente do Santuário de Animais Anjos da Luz (SAAL), José Espírito Santo, diretores, professores e alunos.
O projeto é uma iniciativa da Associação dos Engenheiros, e irá promover ações que visam pesquisar, detectar, debater, divulgar e propor soluções para políticas públicas da comunidade, por meio de um concurso que elegerá o melhor trabalho desenvolvido por alunos do 8º anos de todas as escolas públicas do município, que desejaram participar.
O programa será anual e a cada edição tratará um tema específico. O assunto proposto nesta primeira edição é “Os Animais e a Cidade”, para tratar e a entidade que será beneficiada é o SAAL.
Conforme explicou o secretário da AECB, engenheiro Claudio Faria, o projeto terá ainda um propósito social entre as entidades do município. “A cada edição, a Associação escolherá uma ou mais instituições, diretamente relacionadas com o tema proposto, para que possam apresentar o trabalho e as ações que realizam. A entidade poderá arrecadar recursos por meio da venda de produtos alimentícios no dia do evento de encerramento do projeto”, ressaltou.
De acordo com a Associação, os alunos deverão formar grupos de quatro a cinco componentes, e terão que pesquisar sobre o assunto e propor soluções para o tema. “Os grupos têm liberdade para fazer seu projeto, buscando informações que julguem ser de grande relevância para a busca de soluções para minimizar ou resolver o problema”, acrescentou Faria.
No projeto, cada escola irá selecionar um trabalho para cada sala de 8ª série que possuir e, havendo mais de uma sala, deverão ser selecionados os número de trabalhos correspondentes ao número de salas, de forma que sejam escolhidos os melhores trabalhos para serem avaliados pelo Comitê de Julgamento.
De acordo com o cronograma, os trabalhos deverão ser elaborados até o próximo dia 11 de outubro. A análise da comissão julgadora será entre os dias 22 e 25 de outubro, e o evento de premiação, no dia 26 do mesmo mês.
“Os projetos selecionados serão apresentados para a comunidade em evento aberto e os alunos do grupo vencedor receberão, cada um, um brinde como prêmio, assim como o professor ou diretor da escola” completou Faria.
Maiores informações sobre o projeto podem ser acessados por meio do site do SAAL, por meio do link: www.saal.com.br
Notícia publicada em 21 de agosto de 2019 -Por: Assessoria de Imprensa PMCB